Os 5 passos para ser mais rico financeiramente

A data hoje é 29/01/20 e já escutamos ao longo desse mês várias pessoas, entre clientes , amigos e conhecidos, dizendo que esse ano novo elas querem GANHAR mais dinheiro! 

Você é uma delas?

Afinal, quem não quer ter mais dinheiro para poder viajar mais, se divertir mais, morar em um lugar mais confortável, comprar um veículo, não é verdade?

Mas uma coisa que percebemos na grande maioria das pessoas é: muitas querem, mas poucas de fato AGEM para alcançar o desejado. E dessas que agem, muitas fazem com  uma frequência ou qualidade muito baixa, muito aquém do necessário, porque “dá muito trabalho”…

Apenas querer ser rico NÃO basta!

Como dissemos nesse artigo anterior, nosso cérebro pode ser divido em 3 partes, sendo que 2 são o nosso cérebro EMOCIONAL e a terceira é o chamado cérebro RACIONAL. 

Quando você QUER ser rico, terá vários motivos, racionais, aos quais deseja mais riqueza financeira, como os exemplos ditos anteriormente. Mas nesse momento, você apenas está com o seu cérebro RACIONAL comprometido com esse objetivo. E apesar de ser importante, está LONGE de ser suficiente.

Pesquisas de HARVARD apontam que até 95% das decisões tomadas pelas pessoas são emocionais. Por isso que você pode querer MUITO , racionalmente, mas estar AGINDO completamente contra esse objetivo! Se você tem clareza de que a grande maioria dos seus comportamentos vão CONTRA o que deseja, pode-se dizer que você está cometendo o famoso processo de AUTOSSABOTAGEM. Mas falaremos disso em um outro momento. Vamos trazer um direcionamento mais prático para a questão financeira, através de 5 passos práticos para alcançar seus objetivos financeiros. Alerta: serão desconfortáveis, principalmente no começo.

5 passos para alcançar seus objetivos financeiros

  1. Quanto que você / família fazem de dinheiro (na casa dos centavos), por mês;
  2. Quanto que você /família gastam , por mês (na casa dos centavos);
  3. Classificar quais desses gastos são NECESSÁRIOS (na casa dos centavos);
  4. Definir, com clareza, qual o padrão de vida que faz sentido para você e sua família;
  5. Montar um plano de ação personalizado e EFICAZ para alcançar o resultado desejado;

Se você é mais prático e dinâmico, estão aí os 5 passos. Para você que quer mais informações, vamos para o detalhamento.

  1. Quanto que você / família fazem de dinheiro (na casa dos centavos), por mês

É incrível imaginar, mas Em 2018, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 48% dos brasileiros não fazem um controle efetivo dos ganhos e gastos. Coincidência ou não, o mesmo levantamento apurou que 44% dos entrevistados acreditavam que nunca terão o que querem na vida.

Não tem mágica! Se você não sabe, com clareza (leia-se, na ordem dos centavos), quanto que você ganha (não o que sua empresa FATURA ou o que está no seu CONTRA-CHEQUE, mas sim de fato o quanto que entra na sua conta!) você não saberá nem por onde começar. É como perguntar quanto tempo demora para fazer uma viagem até o Belo Horizonte, sem saber de onde que a viagem iniciará. 

Para maximizar os resultados, devemos usar sempre o lado racional e emocional. O lado racional, nesse caso, deve ser na coleta das informações e colocá-las em uma planilha ou sistema de fácil leitura. Se você não tem uma planilha ou outro modo de acompanhamento de quanto que entra na sua conta, pare agora mesmo e comece. Pode ser chato, mas é mais fácil e simples do que você imagina. Existem atualmente , vários aplicativos que ajudam você nesse controle financeiro, como por exemplo, o mobills e o Guia Bolso 

2. Quanto que você /família gastam , por mês (na casa dos centavos);

Agora que você já sabe quanto ganha, hora também de compreender, com clareza, quanto que você e sua família gastam no mês. Nada de “mais ou menos” tanto. Você precisa saber COM CLAREZA, todos os gastos. Do aluguel ou prestação da casa, até o café e bala de hortelã da padaria.

Recomendamos que você fique com o aplicativo sempre a mão, ou um caderno , para anotar os gastos ao longo do mês. Se tiver mais pessoas na sua família, TODOS devem anotar TUDO , por um mês. É muito interessante passar ao menos um mês anotando tudo, pois você perceberá MUITOS gastos que nem se requer reparava. Os verdadeiros culpados pela famosa frase “nossa , nem vi o dinheiro indo embora”. 

3. Classificar quais desses gastos são NECESSÁRIOS

Você já deve imaginar que fazer as etapas 1 e 2 gera um desconforto , digamos, leve. Mas já filtra muita gente, que não faz porque é “muito chato”. Sim, pode ser mesmo. Mas é o que deve ser feito. Nessa hora, é hora de racionalizar e controlar a autossabotagem. Acredito, os passos 1 e 2 lhe trarão MUITA consciência, e certamente já ajudarão muito nos próximos passos.

Mas se os passos 1 e 2 são “chatos”, o passo 3 é BEM desconfortável. É a hora de juntar todos da família e classificar o que é REALMENTE necessário para vocês, atualmente. Necessário não significa passar fome, necessário não significa ir morar embaixo da ponte. Mas também não é comer fora de casa todos os finais de semana, comprar lanche na escola todos os dias, etc. 

Não há uma receita pronta para essa etapa. Cada pessoa, cada família, deverá chegar em um senso comum do que REALMENTE não dá pra ficar sem gastar. Gosto muito de falar com nossos clientes que , nessa hora, deve-se encontrar um padrão de vida que não lhe faça passar necessidades , que tenha o MÍNIMO de luxo possível. 

Para ajudar nessa hora: pra cada gasto feito de maneira DESNECESSÁRIA, mais afastado do seu OBJETIVO financeiro você e sua família estarão.

Em uma atividade com uma cliente, ela percebeu que gastava R$ 1.500,00 de maneira DESNECESSÁRIA. Reforço: faça de coração aberto que você irá se supreender! 

4. Definir, com clareza, qual o padrão de vida que faz sentido para você e sua família;

Ok, a parte da maior dor passou! Se você chegou até aqui e fez de maneira sincera e coerente, já está na frente de 70% das pessoas que QUEREM ser ricas mas NÃO AGEM coerentemente para assim serem. Parabéns! Mas ainda temos um caminho pela frente.

Agora é o passo fundamental para compreender : afinal de contas, qual o padrão de vida financeiro que EU E MINHA FAMÍLIA queremos ter? Pode parecer simples, mas aqui tem algumas observações MUITO importantes! 

A primeira delas: essa definição deve ser feita APENAS por você e seus familiares! Abram o jogo! Contem os seus sonhos e desejos! O que pra vocês faça sentido! Não o que os amigos, familiares ou outras pessoas falam que você deve ter de dinheiro ou padrão de vida.

Já tivemos clientes que , para ele, o padrão de vida de R$ 4.000,00 por mês, mas morando na beira da praia, com sua pousada, era de fato o que ele mais desejava! Outro, queria poder ter a liberdade de viajar para a Europa todo final de semana, sem se preocupar com o preço da passagem.

E sabe o que é mais interessante? Os DOIS estão certos! Porque é o que faz sentido para ELES! Não para os outros que eles convivem.

Dica prática: liste todos os custos que o padrão de vida que vocês desejam ter teria: mensalidade de condomínio / apartamento / casa, custo com plano de saúde, viagens, lazer, doações. Coloque TUDO no papel! 

Novamente, você pode se supreender! Geralmente o cust para ter o padrão de vida que você deseja, quando você coloca tudo no papel, tende a ser MUITO inferior ao que se imaginava antes… Tive um cliente que acreditou que o padrão de vida dele seria de 33 BILHÕES de reais. Após essa dinâmica, foi para 330 milhões. Ainda é muito dinheiro, mas economizou seu esforço em 100 vezes…

5.Montar um plano de ação personalizado e EFICAZ para alcançar o resultado desejado;

Agora que você já sabe onde quer chegar (etapa 4), já sabe o seu ponto de partida (etapa 1 e 2), você poderá iniciar a sua JORNADA! 

Com o que você classificou na etapa 3, faça um planejamento entre você e sua família, de como e por quanto tempo o que for economizado (gastos desnecessários) será utilizado para alcançar a etapa 4! É fundamental que acordos de economia dos gastos desnecessários entre todos sejam feitos e cumpridos, com cada integrante da família abrindo mão de parte de seu conforto. Mas também é fundamental que TODOS compreendam que é para o bem maior para todos (Etapa 4)! 

Nessa hora, é fundamental compreender que economizar é MUITO importante, mas tão importante (ou até mesmo mais) é fazer o dinheiro economizado fazer mais dinheiro, enquanto o período acordado para se alcançar o objetivo financeiro estiver durando.

Existem VÁRIAS maneiras de investir o seu dinheiro. Vai depender bastante do seu objetivo financeiro, do que gosta ou não gosta, de tempo disponível. Sugestão boa e pra lá de conhecida: GOOGLE! Hoje em dia, há vários canais e vídeos explicando muita coisa de altíssima qualidade! Um que recomendo e acho muito prático é o me poupe na web, da Brazuca Natália Arcuri , e que é , nada mais , nada menos, que o MAIOR CANAL de finanças pessoais do mundo. Dá-lhe Brasil!  

Outro ponto muito importante: busque compreender quais maneiras que você e sua família podem fazer para ter uma renda extra! Qualquer renda extra agora vai para a construção do futuro financeiro de vocês! Seja criativo! 

Fiz os passos de 1 a 5! Em quanto tempo fico rico?

Excelente ! Agora que fez os passos 1 a 5, parabéns! Você já está no quartil dos 25% que de fato AGEM para fazer acontecer! 

Mas agora é que é a hora de FAZER o que foi planejado no passo 5! Disciplina para fazer e ACOMPANHAMENTO para evoluir! Não há mistério, mas não há atalhos! O tempo necessário vai depender do padrão de vida almejado, de quanto que você e sua família conseguem direcionar para a construção do patrimônio financeiro e também, quanto que vocês conseguem fazer mais e mais dinheiro ser gerado pelos direcionamento correto dos “gastos desnecessários” da etapa 3.

Lendo esse texto, lembrou de mais alguém que precisa também saber e colocar esses 5 passos em práticas? Compartilha com ela! 

E se inscreve no formulário abaixo para receber sempre informações de qualidade como essas! 

Forte abraço e até a próxima! 

 

Cadastre-se e não perca nenhuma novidade!

Receba e-mails de conteúdo de qualidade como esses e evolua cada vez mais em sua vida financeira!

Marketing por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo
Feito por: Lema Criações