Como perder o medo de falar em público

Está chegando o dia daquela apresentação que pode mudar a sua vida. E como você está?  Com medo de falar em público? Um estudo do Sunday Times, em 2015, aponta que as pessoas têm mais medo de falar em público do que da própria morte. A boa notícia é que há solução.

Primeiramente saiba que isso acontece por diversas razões. O medo ocasiona estresse, ansiedade, vontade de fugir para não enfrentar o nosso desafio ou lutar para encarar a situação. Como consequência, o corpo gera um processo químico com a liberação da adrenalina. O resultado é o aumento da frequência cardíaca e respiratória.

Mas antes de descobrirmos como perder esse medo será preciso encará-lo e responder a seguinte questão: O seu medo é racional ou irracional?

O medo racional é quando de fato existe um risco contra a sua integridade física. Um exemplo seria subir em uma escada sem as devidas proteções e correr o risco de cair e se machucar. Já o medo irracional é aquele que está na sua mente e não tem sentido. Como o medo do escuro ou nas crianças do bicho-papão.

O controle está com você

Independente da origem do medo, racional ou irracional, assuma o controle do medo.  E comece desacelerando os batimentos cardíacos por meio da respiração. O segredo está na respiração profunda que, consequentemente, reduz os batimentos cardíacos e a adrenalina circulando no corpo.

Outra ação importante está em dar comandos ao cérebro. “Está será a minha melhor apresentação”. “Sou capaz de fazer a melhor apresentação e impactar positivamente o público”. Isso contribui para te dar segurança e melhor estrutura emocional.

Mas, lembre-se: a sua preparação e do conteúdo da palestra continuam sendo importantes.  

Seus gestos falam sobre você

Entre as técnicas de oratória também estão as da linguagem não-verbal, o que inclui os gestos. Um simples gesto pode conectar ou desconectar de seu público.

– Mantenha as mãos abertas na altura do peito e da cintura.

– Nunca aponte ou feche as mãos. Esses gestos passam uma sensação de autoridade e agressividade.  

– Durante sua palestra, imagine um quadro e que você só tem esse espaço para movimentar as mãos. Isso ajuda a limitar os gestos.

– Cuidado com gestos obscenos.

– Cuide da sua postura. Ombros caídos, braços cruzados denotam total descaso, falta de interesse com seu público.

– Jamais deixe as mãos nos bolsos, pois demonstram desinteresse ou defensivo.

– Movimente-se de acordo com o contexto no espaço durante sua palestra. É importante estar visível para todos.

– Olhe nos olhos do seu público. Não fixe em uma única pessoa.

– E o mais importante: treine sua apresentação. Na frente do espelho, gravando com uma câmera – pode ser do celular – , para amigos e familiares que podem dar o feedback para levá-lo adiante com sucesso.

Cadastre-se e não perca nenhuma novidade!

Receba e-mails de conteúdo de qualidade como esses e evolua cada vez mais sua vida pessoal!

Marketing por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo
Feito por: Lema Criações